domingo, 20 de dezembro de 2009



MÓDULO DE ACOLHIMENTO - Uma Experiência de Evolução
Na verdade acho que poderíamos procurar outra denominação para este módulo do curso mas não haveria nenhuma outra que lhe caísse tão bem.
Ao iniciar nosso curso à distância creio que a ansiedade tomou conta de cada um de nós, os medos as incertezas, pois para a maioria de nós tudo era muito novo.E todas estas perguntas inundaram nosso pensamento.
Como lidar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem? Como manter contato com os tutores e colegas? Como realizar nossas tarefas nos prazos determinados? Como nos programar para conciliar nossas vidas profissional, pessoal e acadêmica? Enfim tantas outras perguntas originadas da insegurança de estarmos diante de algo diferente.
Então começamos a adentrar neste mundo de novidades através do Módulo de Acolhimento , que a cada momento seu, proposto para nós, de degrau em degrau nos possibilitou a desvendar os mistérios de iniciar um curso na modalidade à distância,de forma muito objetiva e sucinta nos ajudou a crescermos juntos a cada dia, construindo nosso caminho rumo a nossa graduação, nessa modalidade de ensino tão democrática e inovadora.
Neste Módulo nos foi apresentadas as ferramentas tecnológicas oferecidas para nosso desempenho no curso e a forma de explorá-las como descrito abaixo:
A plataforma Moodle: que é nossa sala de aula virtual, onde podemos ter conhecimento dos conteúdos das disciplinas do curso, das atividades a serem desenvolvidas,dos fóruns de discussão, dos trabalhos a serem entregues, dos eventos e notícias.
Google Apps: A nossa forma de comunicação assíncrona, nosso email no Google que nos possibilita a interação de forma simples e eficiente.
Orientações de Gerenciamento do Tempo: dicas de como gerenciar o nosso tempo com a proposta de leituras sobre o assunto.
Técnicas de Estudo: para aproveitarmos ao máximo as leituras que realizarmos e termos condições de extrair delas material eficiente para pesquisa, isto nos foi demonstrado através das técnicas de elaboração de resumo, fichamento , resenha e da elaboração de Mapas Conceituais.
Pesquisa na Web: As formas de pesquisar assuntos inerentes ao curso de forma objetiva e segura.
Construção de Glossário:nos possibilitou a construirmos uma ferramenta de consulta com termos usados na no mundo virtual para que nos familiarizássemos.
Projeto Colaborativo - Elaboração de um Blog ou Wiki: Neste 5º e último momento do blog foi um dos mais interessantes , pois nos possibilitou a trabalharmos juntos de forma colaborativa, nos proporcionando a chance de utilizarmos várias ferramentas apresentadas em momentos anteriores do módulo, foi uma forma de poder testar o que havíamos aprendido,despertando em cada um o espírito de equipe e colaboração. Foi uma chance também de nos aproximarmos mais como colegas de turma. FOI FANTÁSTICO!
por Elizete Maria Capelupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário