domingo, 20 de dezembro de 2009

O Aluno

Quem já ouviu falar em educação à distância? eu até então nunca tinha visto nada parecido. Pra mim, a surpresa está sendo muito grande, pois é meu primeiro curso superior e de cara na modalidade virtual. Em princípio, o medo e a desconfiança gorvernaram meus pensamentos, mas amparado na competência peculiar da UFJF aceitei o desafio e resolvi enganjar na expectativa de encarar o curso. Aos poucos com o incremento do Módulo de Acolhimento alguns receios foram deixados de lado e a certeza de que a produção do conhecimento dependerá da minha conscientização em gerenciar meu tempo entre trabalho e estudo. A autonomia do aprendizado chamou minha ateção, a certeza de que seremos coo-autores do processo de aprendizagem aumenta a responsabilidade de estar imbuído na rotina de estudos, leituras e tarefas. Nas tarefas e atividades pude observar que as palavras-chaves que representarão o curso serão: cooperação e interatividade.A tecnologia encurtou distâncias e fez a comunicação mais eficiente.
Organização do estudo e gerenciamento do tempo:
Saber organizar o seu estudo e gerenciar o tempo são tarefas fundamentais para uma caminhada bem-sucedida em um curso on-line. Lamentavelmente ainda existem pessoas que atribuem à EaD conceitos estereotipados, inclusive no que diz respeito aos aspectos desta seção. É comum ouvirmos: “Se você não tem tempo, faz um curso a distância!”.
Apesar de reconhecermos nesta frase uma verdade, na medida em que o cursista pode, sim, fexibilizar o seu tempo da forma que lhe convier, ela parece não considerar a necessária disciplina e autonomia do aluno até mesmo para que essa fexibilização de espaço e tempo funcione.
Portanto, o que se pretende é que você, aluno, procure estabelecer procedimentos de trabalho adequados, considerando as suas particularidades, como as suas características pessoais, o espaço e tempo que têm disponíveis para estudo e a gerência de sua vida pessoal e profssional. Enfm, dar atenção a esses aspectos no momento de fazer o seu planejamento pessoal é o primeiro passo para que consiga atender às exigências do curso. Sendo assim, será listado a seguir algumas sugestões que podem lhe auxiliar:
•Organize os espaços e os períodos de tempo disponíveis para estudar e realizar as atividades on-line.
•Gerencie o seu tempo!
•Procure identifcar entre espaço e tempo aqueles em que se sente mais produtivo e dedique-os para o cumprimento das tarefas que exigem mais de você.
•Estabeleça um horário de folga em sua agenda semanal.
Faça um planejamento diário de estudo, com estabelecimento de metas, prazos e estratégias.
•Organize e utilize técnicas de estudo, como: anotações, fchamentos, esquemas, criação de tabelas e diagramas, revisão dos conteúdos etc.
•Acesse diariamente o ambiente do curso para verifcar se há algo novo e manter-se em dia com o material disponível.
•Faça download e imprima os textos indicados para leitura; assim pode ter acesso a eles a qualquer momento e ganhar mais tempo para refexão.
•Verifque constantemente o calendário das atividades para não perder os prazos.
•Adote uma postura pró-ativa, procurando resolver de forma rápida qualquer problema que venha a prejudicar o seu desempenho no curso.
•Procure identifcar suas potencialidades, limites e necessidades, pois precisará avaliar constantemente esses indicativos.
•Adote a cooperação e a partilha como componentes básicos na sua relação com os colegas de curso, de modo a ajudar e ser ajudado por eles.
A todos um excelente curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário