terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Relato do Módulo de Acolhimento

MOMENTO 01
Em 18 de novembro do corrente ano, eu, Gisela Fani Dias, matriculada no curso de graduação em Administração Pública, iniciei minhas atividades no site do siga e consultei o meu email funcional da uab.
Primeiramente, no siga, preenchi as lacunas que existiam em meu cadastro e troquei a senha de acesso. Posteriormente, entrei na plataforma Moodle. Na nossa Sala de Aula Virtual consultei todos os links, assisti aos vídeos, li as “notícias e avisos importantes” e segui os passos indicados para as tarefas práticas, ou seja, construí o meu perfil, respondi ao fórum “Abrindo caminho”, enviei mensagens aos tutores através da “Comunicação com o tutor” e diretamente no link “participantes” e agora estou realizando a nossa primeira atividade: o relato da minha trajetória/navegação no Moodle.
Ressalto que achei muito interessante a nossa rede de comunicação (o Moodle) e que há realmente uma integração/proximidade entre nós alunos, tutores e professores. Posso dizer que não tive maiores problemas para fazer o que me foi proposto, pois, conforme já mencionei acima, seguindo os passos elencados (o que foram extremamente bem explicados, ficando, assim, fácil o seu entendimento) consegui realizar as tarefas e a atividade com sucesso. A única dúvida que me surgiu, foi que após assistir o “vídeo 02” e colocar na prática o que este ensina, acessei “participantes” e não encontrei nos itens a coluna “selecionar” para envio de mensagens. Por isso, recorri ao tutor e lhe enviei este questionamento no fórum.
Quanto ao email, troquei minha senha de acesso e consultei minhas mensagens recebidas e percebi que algumas destas eram as mesmas que estavam no link “Mensagens” no Moodle.
Por fim, ressalto que está sendo de grande valia este Módulo de Acolhimento, uma vez que nunca tive contato com o site do siga e a plataforma Moodle, nos dando, neste primeiro momento, o contato e a familiarização com este site de relacionamentos/aprendizagem que será uma das nossas ferramentas essenciais de ensino no curso de Administração Pública.




MOMENTO 02

A partir do dia 28 de novembro deste ano, iniciei as atividades propostas no “Módulo 02”, dentre elas: respondi ao fórum “Gestão do Tempo”; li aos textos; elaborei o fichamento do texto sugerido e o encaminhei; realizei a tarefa prática no google apps education (acesso ao email da uab e envio de mensagens, utilização da agenda online e compartilhamento de documentos através do docs).
Esclareço que mantive contato com a nossa tutora para eventuais dúvidas que foram surgindo, sendo respondidas em momentos oportunos através do fórum “Fórum Geral - Momento 02”, mensagens no próprio moodle e e-mail.
Finalizando, ressalto que nunca tinha utilizados o google apps e que acredito que está ferramenta, além do moodle, será essencial para o no trajeto acadêmico, tendo em vista os recursos que nos oferece.


MOMENTO 03

Iniciei o “Módulo 03” em 28 de novembro de 2009, realizando todas as atividades que me foram sugeridas, quais sejam: leitura dos textos; tarefa prática de pesquisa no google; e construção de Mapa Conceitual.
Dentre os textos lidos, insta ressaltar que o referente à “Mapas conceituais: instrumentos para compreensão de textos” foi de grande valia, pois nos propôs metas de como coordenar as idéias essenciais de um texto as interligando-as, facilitando seu estudo e aprendizagem. Nos sendo oferecido, ainda, com instrumento de para a confecção destes mapas o programa cmaptools.
Acredito que quando começarmos as matérias da graduação será, além do moodle e google apps education, outra forma de coordenarmos e facilitarmos o nosso aprendizado será a realização de mapas conceituais do que nos for dado.



MOMENTO 04

O “Momento 04” se deu entre os dias 05 e 11 de dezembro deste ano. Neste realizei as seguintes atividades: respondi ao fórum “Influência das tecnologias no cotidiano do aluno a distância”; li os textos complementares; inseri várias palavras no glossário; e realizei a atividade extra, isto é, o resumo de um texto escolhido por mim.
Destaco que com relação à construção do glossário, já realizo esta técnica para estender o meu vocabulário a um bom tempo, e que isto é muito útil para ampliar nosso conhecimento e termos uma boa escrita.


MOMENTO 05

E para finalizarmos o módulo de acolhimento, o “Momento 05” começou no dia 12 de dezembro e eu ainda estou realizando as atividades que me foram oferecidas. Já li os textos; estou fazendo contato com os integrantes do meu grupo. Primeiramente, escolhemos o que vamos fazer, ou melhor, optamos por um BLOG, conforme quem está acessando esta página pode comprovar. Posteriormente, decidimos que cada um fará um relato da cada passo realizado em todos os cinco momentos. O que, também, estou fazendo agora.
Concluo que todas as atividades propostas foram interligadas entre si, pois sem a plataforma moodle, não teríamos ciência dos exercícios a serem executados; sem o google apps education não seríamos capazes de nos comunicarmos e nos organizamos; com os mapas conceituais, conhecemos uma forma melhor para aproveitarmos nosso futuro estudo; com a construção do glossário, ampliamos nosso vocabulário, servindo este de exemplo, também, para fazermos um quando iniciarmos o nosso curso de graduação; e com está atividade em grupo, mesmo que online, podemos nos conhecer um pouco melhor.
Dessa forma, o módulo de acolhimento foi muito proveitoso em todos os seus momentos e será de grande valia para o nosso curso de Administração Pública que começará em março de 2010. Que venha a graduação!


Escrito por GISELA FANI DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário